quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quando uma banda de rock londrina toca o Credo em latim


   "Credo in unum Deum, patrem, creatorem coeli et terrae, visibilium et invisibilium". As palavras lembram inequivocamente as do Credo em latim. Só que o contexto é o mais distante possível a partir das liturgias dos tradicionalistas. Na verdade, são as palavras inicias de Credo (http://ooberfuse.bandcamp.com/track/credo), o single que a banda de rock inglesa Ooberfuse lançou no dia 11 de outubro por ocasião do Ano da Fé.

     A reportagem é de Giorgio Bernardelli, publicada no sítio Vatican Insider, 15-10-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

       Nada dessacralizante. Ao contrário: a intenção é justamente a de fazer com que a mensagem central da fé católica entre também em um âmbito um pouco incomum como a música fusion. Quem leva adiante a proposta é um trio que já tem nas costas experiências interessantes nesse sentido. E são reconhecidos como um grupo de talento até mesmo fora do circuito da christian music.

      Justamente por causa desses requisitos, a Ooberfuse também é vista com grande atenção pela pastoral juvenil daConferência Episcopal Inglesa: em 2010, uma de suas canções – a música hip hop Heart's Cry – foi escolhido como o hino do encontro de Bento XVI com os jovens no Hyde Park. Em 2011, depois, a Ooberfuse venceu o concurso musical lançado por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de Madri, com a música Faith in You. Neste ano, finalmente, eles já fizeram notícia por duas músicas dedicadas aos sofrimentos dos cristãos no PaquistãoBlood Cries Out – em memória do ministro Shabhaz Bhatti, assassinado em março de 2011 – e Free Asia Bibi, que pede a libertação da mulher que está presa desde 2009 sob a acusação (nunca realmente provada) de blasfêmia. O vídeo desta última canção no YouTube já registra mais de 60 mil visualizações.

    Agora, portanto, a opção de se deixar provocar também pelo Ano da Fé, convocado por Bento XVI. "Credo – explicouCherrie Anderson, inglesa de origem filipina, vocalista do grupo, em uma entrevista ao site Independent Catholic News – é a demonstração de como as definições e as sutilezas da nossa fé, que passam hoje em silêncio, se articuladas através de linguagens tradicionais, também podem ser expressas, ao invés, através de formas culturais, modernas e tradições musicais contemporâneas. No fundo, esse é o mesmo olhar que guiou os padres conciliares há 50 anos".

       Justamente por ocasião do aniversário do Vaticano II, a Ooberfuse, no dia 11, ministraram um workshop em Saint Aidans, uma escola católica de Sunderland. "O objetivo dessas atividades – explicou Hal Saint John, outro componente da banda – é o de explorar, à luz da carta apostólica do papa Porta Fidei, as antigas verdades da nossa fé de um modo jovem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário