Diário de viagem:
Segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Oi pessoal!
A viagem está sendo incrível, não mandei mais noticias porque tem sido uma correria que não nos permite dormir mais do que 5 horas por dia, por causa dos milhões de atividades durante o dia e viagem durante a noite entre as cidades, com isso, o tempo pra acessar a net é mínimo e o teclado em espanhol também não ajuda muito!
A calorosa acolhida de Brenes: Uma jornada de muitas emoções
Depois de quase 40 horas de viagem, a delegação do Vicariato de Porto Alegre-RS chegou à pequena cidade de Brenes, a 20 km ao sul de Sevilha, capital da Andaluzia. A viagem até a Espanha teve uma rápida parada em Portugal, onde o grupo de 12 jovens, representantes das áreas pastorais, coordenado pelo padre Márcio Lacoski, referencial do Setor Juventude da Arquidiocese, pode conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa, como a Catedral, elevador da Glória, as praças Rossio e do Comércio, a margem do rio Tejo, entre outros lugares.
Continuando a viagem, a conexão para Madri foi marcada por alguns contratempos, como perca de bagagens e, conseqüentemente do ônibus para Sevilha, o que fez com que o grupo só chegasse a Brenes 7 horas depois do previsto e perdesse a recepção que havia sido preparada na rodoviária com muito carinho pelos jovens e demais moradores. No entanto, ao chegar, todo o cansaço foi compensado pela calorosa acolhida dos organizadores da pré-jornada e das famílias, com as quais os jovens ficaram hospedados.
Nos três dias que passaram nesta pequena cidade, de aproximadamente 12 mil habitantes, os jovens do Brasil e do Líbano puderam integrar-se com os jovens espanhóis em passeios culturais pelas cidades de Sevilha e Brenes, onde os roteiros religiosos os levaram a conhecer igrejas, ermitãs e as irmandades (tipo de grupos e congregações com diferentes carismas). Os jovens caminhavam pelas ruas da cidade, com uma temperatura que oscilava entre 37 e 44 graus e apesar do calor intenso, esboçavam um grande sorriso nos lábios e uma curiosidade por conhecer cada um dos visitantes. Os jovens participaram ainda de missa, catequese, festas de boas-vindas e com toda a comunidade, marcada por apresentações culturais dos três países.
No domingo a tarde, os jovens arrumaram as malas e se despediram de suas famílias espanholas para ir a Sevilha, onde se juntaram a mais de 5 mil jovens do mundo inteiro para rezar o rosário e participar da missa. Uma experiência de extrema unidade e comunhão e já na madrugada, a delegação seguiu rumo a Madri, onde fica até dia 22. A abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude será amanha (dia 16) às 20 horas e até lá o grupo aproveita para participar das inúmeras atividades paralelas que estão disponíveis para os visitantes.
Unidos em oração, firmes na fé!
Por Karla Nery
Estamos rezando por vocês!
ResponderExcluirJoão, Lú, Rafa, Justen vimos vcs nas fotos e também estamos emocionadas:)
Que Deus esteja com vcs neste momento e que o Espírito Santo os ilumine!
Abraço a todos!
Tia Ingla, Drica e Marcos:)
Que bom ver estas fotos assim sabemos que estão todos bem e sentimos o clima que está rolando por aí.
ResponderExcluirUm forte abraço